<$BlogRSDUrl$>

30.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 65: Ngungunhane e Manukuse, os heróis de Gaza. 

«Local onde foi prêso o célebre Gungunhana, em Chaimite. O massiço de verdura cóbre a sepultura de um não mênos famoso guerrilheiro indígena: Manikusse, o avô de Gungunhana», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

29.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 64: a agro-indústria de Chunguanine. 

«Vista geral da importante propriedade do Sr. Monteiro de Barros, em Chonguanine, onde se cultiva especialmente Mandióca para exploração da indústria extractiva daquela planta oxalidea: farinha de pau, amído, goma, tapióca e outros derivados da Mandióca», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.



«A grande Fábrica para extracção de produtos da Mandióca, que o Sr. Monteiro de Barros acaba de construir na sua propriedade de Chonguanine, importante indústria a que está reservado um largo futuro», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

28.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 63: a Missão dos Muchopes. 

«A Missão Portuguêsa dos Muchopes, em Banhine, é outro grande exemplo da óbra civilisadôra dos Pádres Seculáres, na Colónia de Moçambique», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

24.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 62: a escola da Macia. 

«A escola para indígenas, na Macía», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

23.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 61: o rio Limpopo. 

«Atravessando o rio Limpôpo», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

22.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 60: Bilene e Macia. 

«Secretaria da Administração do Biléne, em Macía. A povoação da Macía», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

21.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 59: as estações do Caminho de Ferro de Gaza. 

«Uma Estação do Caminho de Ferro de Gaza. Um comboio de mercadorias», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

18.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 58: os comboios de Gaza. 

«Tipos das primeiras Máquinas e Carruagens usádas no Caminho de Ferro de Gaza», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

17.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 57: caminho de ferro de Gaza. 

«Como se contruíu o Caminho de Ferro de Gaza», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

15.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 56: aspectos do Xai-Xai. 

«Residência do velho chai-chaiense Sr. Juvêncio da Silveira. Barca de passagem do Rio Limpôpo», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

14.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 55: o Mercado do Xai-Xai. 

«O Mercado Municipal da Vila de João Belo», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

13.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 54: as ruas do Xai-Xai. 

«Vila de João Belo. Dois aspectos da Avenida Mousinho de Albuquerque», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

7.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 53: vista panorãmica do Xai-Xai. 

«Vista panorâmica da antiga Vila Chai-Chai, hoje Vila de João Belo», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. V («Gaza e Inhambane. Aspectos Gerais»), Lourenço Marques, 1929.

4.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 52: o regresso das minas do Rand. 

«A Delegação Aduaneira de Ressano Garcia. "Magaizas" que regressam das minas do Rand, dando a bagagem ao manifesto», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. IV («Distrito de Lourenço Marques. Indústrias, Agricultura, áspectos das circunscrições, etc.»), Lourenço Marques, 1929.

3.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 51: a partida para as minas do Rand. 

«Inspecção médica aos indígenas que vão trabalhar nas minas do Rand», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. IV («Distrito de Lourenço Marques. Indústrias, Agricultura, áspectos das circunscrições, etc.»), Lourenço Marques, 1929.

Arregimentados e tratados como gado, finalmente humilhados na vistoria médica antes de embarcarem no comboio da estação fronteiriça de Ressano Garcia, centenas de milhares de homens moçambicanos rumavam às minas do Transvaal e do Rand. Desde finais do século XIX que os governos da África do Sul e de Portugal mantinham um acordo de fornecimento de mão-de-obra africana para as minas de ouro e diamantes no Transvaal e no Rand. Sucessivamente ratificado durante toda a presença colonial em Moçambique, o acordo previa, como contrapartida para Portugal, o pagamento em barras de ouro. Todos os anos um comboio sul-africano, fortemente escoltado, chegava à estação de caminho-de-ferro de Lourenço Marques com um carregamento de ouro que era, de imediato, embarcado para Lisboa. Só assim se explica que em 1974, no fim do império colonial, Portugal possuísse, nos cofres do Banco de Portugal, a 16.ª maior reserva de ouro do mundo.

2.3.05

Os Álbuns de Santos Rufino - 51: a Missão de Magude. 

«Uma das oficinas da Missão de Magude», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. IV («Distrito de Lourenço Marques. Indústrias, Agricultura, áspectos das circunscrições, etc.»), Lourenço Marques, 1929.



«Uma rua na "Povoação Cristã" na Missão de Magude. O Superior da Missão de Magude com alguns alunos e alunas da Missão», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. IV («Distrito de Lourenço Marques. Indústrias, Agricultura, áspectos das circunscrições, etc.»), Lourenço Marques, 1929.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Visitors: